Quais instruções para o meu paciente realizar o exame?

Instrua seus avaliados a:

1. Ficar 24h sem realizar exercício físico
2. Não consumir bebidas que contenham cafeína (café, chá preto, chá mate, energético, coca cola e etc.)
3. Se familiarizar com os procedimentos, portanto faça uma breve prática supervisionada dos exercícios antes de iniciar o exame.

A clareza e simplicidade das orientações são essenciais para garantir a precisão do exame. Explique claramente o propósito, benefícios e como será realizado. Também esteja aberto para responder perguntas e esclarecer dúvidas antes do início do exame.

  • Encoraje verbalmente o cliente durante o exame e quando possível citar o valor obtido imediatamente após a avaliação para motivá-los a realizar com mais empenho nas tentativas subsequentes.

Lembre-se que até para o incentivo verbal é necessário um padrão: por exemplo, se um avaliador faz incentivo falando “vai, vai, vai!” e outro realizar uma reavaliação falando apenas “já”, nota-se diferenças de discurso e consequentemente impacto nos resultados. Por isso, escolha como o avaliado será incentivado e aplique em todos da mesma forma.

  • Explique que serão feitas três tentativas na mesma execução com um intervalo de recuperação de 30 segundos cada, você indicará os momentos de aplicar força e de descansar.
  • Instrua o paciente/cliente a não dar “trancos” durante a execução da força e sim exercer uma força muscular isométrica tão forte quanto possível gradativamente durante 5 segundos.