Pronação/ Supinação de Cotovelo

"Existe alguma correlação entre a força de pronação e supinação da mão dominante e da não dominante em adultos destros e saudáveis: resultados preliminares" (FR)

"Is there any correlation between the strength of pronation and supination of the dominant hand and that of the non-dominant one in right-handed healthy adults: preliminary results"

 
Buscamos a existência de uma ligação entre a força de pronação e supinação do antebraço dominante e a do não dominante. Noventa e sete voluntários foram testados em pronação e supinação com um dinamômetro analógico. Sexo, idade, dominância, altura e peso foram registrados. A posição de medição foi: 90° de flexão do cotovelo, 0° de abdução do ombro, punho ligeiramente estendido e pronação-supinação neutra. Realizamos quatro medições por paciente: força em pronação e supinação, tanto no lado dominante quanto no não dominante. Quinze indivíduos foram avaliados duas vezes. Os canhotos (4) foram excluídos da análise estatística. Havia 38 homens (37 anos, 18-66) e 55 mulheres (45 anos, 21-71). Os torques foram maiores (P<0,05) nos homens do que nas mulheres, maiores em supinação do que em pronação e no lado dominante em comparação com o lado não dominante (razão média "não dominante/dominante": 0,85; σ=0,16). Houve uma forte correlação entre a força da mão não dominante e a força da mão dominante (Pearson>0,6). Em relação aos 15 indivíduos avaliados duas vezes, o valor das forças variou durante o dia, mas a razão "não dominante/dominante" foi constante. Os canhotos foram excluídos, pois seus valores podem diferir dos dos destros, como foi demonstrado para a força de preensão. Houve variação da força ao longo do dia, mas a razão "não dominante/dominante" permaneceu constante, sendo mais relevante a comparação intra-individual (lado não dominante versus lado dominante) do que interindividual (baseada em tabelas de sexo, idade, peso e altura). Nos destros, a razão "força lado não dominante/dominante" é constante, definindo facilmente em consulta o valor esperado de recuperação de um antebraço lesionado.

Palavras-chave: Dinamômetro; Dynamomètre; Punho; Pronação-supinação; Pronador quadrado; Pronador redondo; Punho.

 

Artigo completo em francês