"Impact of Low Hemoglobin on Body Composition, Strength, and Redox Status of Older Hemodialysis Patients Following Resistance Training"
Introdução: "O objetivo deste estudo foi: (i) investigar o efeito de seis meses de treinamento de resistência (TR) na composição corporal, força muscular, padrões hematológicos e perfil redox em pacientes em hemodiálise (HD) de manutenção, e; (ii) avaliar os efeitos das concentrações basais de hemoglobina na resposta ao TR.
Métodos: Cento e cinquenta e sete indivíduos com doença renal crônica (DRC) foram aleatoriamente alocados em dois grupos: Controle [CTL, (n = 76)] e TR (n = 81). Uma primeira visita foi necessária para anamnese e medidas antropométricas. Amostras de sangue venoso foram coletadas no início e após vinte e quatro semanas de treinamento em todos os pacientes para análise de marcadores clínicos e de equilíbrio redox. O programa de TR teve duração de seis meses e consistiu em três séries de 8 a 12 repetições com uma percepção de esforço entre 5 e 8 para três sessões semanais. Cada sessão de exercício foi composta por doze exercícios de resistência e durou aproximadamente 40 minutos.
Resultados: Os principais resultados demonstraram que o TR reduziu a circunferência da cintura em 3% e reduziu as espécies reativas ao tiobarbitúrico (TBARS) em 28%. Além disso, o TR aumentou a força de preensão manual em 28,4%, a massa livre de gordura em 4,1%, a hemoglobina em 5%, o ferro em 33,4%, o glutationa em 121% e a capacidade antioxidante equivalente de Trolox em 14,2% (p < 0,05). Concentrações baixas de hemoglobina prejudicaram o efeito do TR no ganho de massa livre de gordura.
Conclusão: Seis meses de TR em pacientes em HD melhoraram parâmetros clínicos, como hemoglobina, ferro, composição corporal e equilíbrio redox, enquanto concentrações baixas de hemoglobina prejudicaram os benefícios do exercício no ganho de massa livre de gordura em pacientes com DRC. Esses achados podem contribuir para uma melhor aplicação clínica do TR na manutenção de pacientes em hemodiálise."