"Maximal isometric muscle strength normative values and gender specific relation to age"
T Stoll 1, E Huber, B Seifert, B A Michel, G Stucki
Objetivo: Os objetivos deste estudo foram obter valores normativos para MIMS, avaliar diferenças na EMIM em relação ao sexo e ao lado corporal e comparar a dependência da idade da força muscular entre mulheres e homens.
Método: Em uma amostra de conveniência de 290 mulheres saudáveis (20-82 anos) e 253 homens (21-79 anos), mediu-se o MIMS de 51 FMGs. Para cada MGF foi descrita a dependência etária do MIMS, lado e sexo específicos, como curvas de percentis e foi analisada por meio de análise de regressão quantílica linear.
Resultado: A EMIM foi significativamente maior em homens do que em mulheres e maior no lado direito do que no esquerdo. Um modelo bifásico com equações lineares para medianas de força foi derivado para cada sexo. A idade de transição da fase 1 para a fase 2 foi de 55 anos (DP 8) para as mulheres e 49 anos (DP 13) para os homens. Durante a fase 1, a MIMS não diminuiu significativamente. Durante a fase 2, a EMIM diminuiu em todos os FMGs em ambos os sexos, com uma inclinação mais acentuada nas mulheres (-0,92) do que nos homens (-0,63). A dependência etária da EMPIM diferiu significativamente entre mulheres e homens.
Conclusão: O presente estudo fornece equações específicas por gênero que permitem calcular valores normativos para MIMS, medidos com um pull gauge, com base na idade. Esses valores normativos permitirão uma avaliação objetiva de pacientes com força muscular diminuída como, por exemplo, em miosites, artrite reumatoide e síndromes de compressão de raízes nervosas ou em idosos.
Publicado em 2000
Artigo completo em inglês: Maximal isometric muscle strength: normative values and gender-specific relation to age - PubMed (nih.gov)