Relações entre força dos extensores/flexores do joelho e controle do equilíbrio em jogadores de futebol masculino de elite (EN)
"The relationships between knee extensors/ flexors strength and balance control in elite male soccer players"
Robert Śliwowski 1, Jakub Marynowicz 1, Łukasz Jadczak 1, Monika Grygorowicz 2 3, Paweł Kalinowski 1, Thierry Paillard 4
Força e equilíbrio são fatores importantes para o sucesso dos jogadores de futebol. O objetivo deste estudo foi determinar a relação entre a força muscular de membros inferiores e o controle do equilíbrio em jogadores de futebol masculino de elite (n = 77).
Métodos: A força isocinética concêntrica (pico de torque do quadríceps (PT-Q) e isquiotibiais (PT-H), relação isquiotibiais/quadríceps (E/Q)) foi medida para a perna dominante e não dominante em velocidades angulares de 60°s-1e 240°s-1, bem como o trabalho total para extensores (TW-Q) e flexores (TW-H) para ambas as pernas (a uma velocidade angular de 240°s-1apenas). O escore de equilíbrio (escore de LBA) foi utilizado para avaliação unilateral do controle do equilíbrio por meio do instrumento de medida Delos Postural System Test. Análises de regressão múltipla hierárquica foram realizadas para predizer o controle do equilíbrio por meio do desempenho isocinético da força do joelho para as pernas dominantes e não dominantes.
Resultados: A modelagem final incluiu pico de torque dos isquiotibiais a 240°s-1 e pico de torque do quadríceps a 240°s-1 para a perna não dominante (R 2 = 19,6%; p ≤ 0,001) e apenas pico de torque isquiotibiais a 240°S-1 para a perna dominante (R 2 = 11,3%; p = 0,003) como preditores significativos do escore de equilíbrio.
Conclusão: Os achados indicam que o controle do equilíbrio é amplamente influenciado pelo pico de torque dos isquiotibiais e pico de torque do quadríceps em alta velocidade angular, particularmente na perna não dominante*, ou seja,* na perna de apoio em jogadores de futebol.
Publicado em 2021
Artigo completo em inglês: The relationships between knee extensors/ flexors strength and balance control in elite male soccer players - PubMed (nih.gov)