Efeitos do treinamento de resistência nos níveis de hepcidina e na biodisponibilidade de ferro em indivíduos idosos com doença renal em estágio terminal: Um ensaio clínico randomizado (EN)

"Effects of resistance training on hepcidin levels and iron bioavailability in older individuals with end-stage renal disease: A randomized controlled trial"

Resumo: Anemia é uma complicação inerente em indivíduos idosos com doença renal em estágio terminal (DRET) que está associada à inflamação, a qual, por sua vez, é um fator importante na ativação da hepcidina que contribui para a diminuição do ferro sérico. Embora o treinamento de resistência (TR) pareça reduzir a inflamação em pacientes com DRET, sua influência na hepcidina e na disponibilidade de ferro em pacientes em hemodiálise não está clara. Portanto, o objetivo deste estudo foi examinar os efeitos do TR no perfil inflamatório, na hepcidina e no estado de ferro em indivíduos idosos com DRET. Pacientes com doença renal em estágio terminal (N: 157, idade: 66,8±3,6; massa corporal: 73±15; índice de massa corporal: 27±3) foram designados para os grupos controle (CTL n: 76) e exercício (TR n: 81). O TR consistiu em 24 semanas/3 dias por semana de intensidade moderada. Houve um aumento na biodisponibilidade de ferro (ΔTR: 22,2; ΔCTL: -1 µg/dL, p < 0,0001), uma diminuição nos níveis de hepcidina (ΔTR: -7,9; ΔCTL: 0,2 ng/mL, p < 0,0001) e uma melhora no perfil inflamatório. Essas descobertas inovadoras mostram que o TR é um coadjuvante potencial para reduzir a deficiência de ferro, diminuindo os níveis de hepcidina e marcadores pró-inflamatórios em pacientes idosos submetidos à hemodiálise.

Artigo completo em inglês