Efeitos do treinamento de resistência pré-diálise sobre a sarcopenia, perfil inflamatório e biomarcadores de anemia em pacientes idosos da comunidade com doença renal crônica [...] (EN)

"Efects of pre‐dialysis resistance training on sarcopenia, infammatory profle, and anemia biomarkers in older community‐dwelling patients with chronic kidney disease: a randomized controlled trial"

Contexto: A sarcopenia e a doença renal crônica (DRC) têm sido associadas a resultados negativos em idosos, incluindo perfil inflamatório e biomarcadores de anemia.
Objetivos: Investigar os efeitos do treinamento de resistência (TR) pré-diálise na sarcopenia, perfil inflamatório e biomarcadores de anemia em pacientes idosos com DRC.
Métodos: Um total de 107 pacientes com DRC (65,4±3,7 anos) foram randomicamente alocados em quatro grupos: sarcopenia TR (n=37), não sarcopenia TR (n=20), controle sarcopênico (n=28) e controle não sarcopênico (n=22). DXA e força de preensão manual foram usados para classificar a sarcopenia de acordo com o EWGSOP-2. Os grupos de tratamento foram submetidos a uma intervenção de 24 semanas com TR antes de cada sessão de diálise, três vezes por semana. Análises de amostras de sangue para ferritina, hepcidina, disponibilidade de ferro e perfil inflamatório (TNFα, IL-6 e IL-10) foram conduzidas. A mortalidade por todas as causas foi registrada ao longo de 5 anos.


Resultados: O grupo sarcopênico TR aumentou a disponibilidade de ferro após a intervenção, enquanto seus homólogos diminuíram. A ferritina e a hepcidina diminuíram significativamente no grupo sarcopênico TR. O TR provocou uma redução tanto no TNFα quanto no IL-6, enquanto aumentava o IL-10 em ambos os grupos de intervenção. A taxa de sujeitos sarcopênicos diminuiu substancialmente após o período de intervenção (de 37 para 17 no grupo TR; p=0,01). A proporção de mortes foi maior (P=0,033) para os sujeitos sarcopênicos (Controle 35,7% vs TR 29,7%) quando comparados aos sujeitos não sarcopênicos (Controle 18% vs TR 10%). A proporção de mortes diminuiu de acordo com o grupo de randomização (X2=8,704; P<0,1).


Conclusões: A intervenção de 24 semanas com TR provocou uma melhor condição de sarcopenia, melhor perfil inflamatório e biomarcadores de anemia melhorados. A sarcopenia foi associada a uma taxa de mortalidade mais alta em pacientes idosos com DRC.

Artigo completo em inglês