Dorsiflexão/Flexão plantar (Tornozelo)

Torques de dorso e plante de flexão do tornozelo medidos por dinamometria em indivíduos saudáveis de 5 a 80 anos (EN)

"Ankle dorsi- and plantar-flexion torques measured by dynamometry in healthy subjects from 5 to 80 years"

Amélie Moraux 1Aurélie CanalGwenn OllivierIsabelle LedouxValérie DopplerChristine PayanJean-Yves Hogrel

A força do tornozelo é frequentemente prejudicada em algumas das doenças neuromusculares mais comuns. Consequentemente, a força gerada ao redor dessa articulação é importante de ser avaliada, pois tem grande impacto no equilíbrio e na marcha. Os objetivos deste estudo foram estabelecer dados normativos e equações preditivas para a força de flexão dorsal e plantar do tornozelo de uma população de indivíduos saudáveis (crianças e adultos), avaliar a confiabilidade das medidas e estudar a viabilidade do uso de um novo dinamômetro em um grupo de pacientes com distúrbio neuromuscular.

Métodos: Medidas de torque isométrico máximo para flexão dorsal e plantar foram realizadas em 345 indivíduos saudáveis de 5 a 80 anos de idade. A viabilidade do método foi testada em nove pacientes com diagnóstico de distrofia muscular de cintura tipo 2A.

Resultados: Os resultados documentaram valores normais de força dependendo do sexo e da idade na flexão dorsal e plantar do tornozelo. A confiabilidade da técnica foi boa, sem efeito avaliador e com pequeno efeito aprendizado. O dinamômetro mostrou-se adequado no grupo de pacientes, mesmo muito fraco.

Conclusões: O dispositivo desenvolvido foi confiável e preciso na avaliação das medidas de torque dorsiflexão e flexão plantar do torque do torque do torque de pacientes fracos e crianças para adultos fortes e saudáveis. Normas e equações preditivas são fornecidas para essas duas funções musculares.

Publicado em 2013

Artigo completo em inglês: Ankle dorsi- and plantar-flexion torques measured by dynamometry in healthy subjects from 5 to 80 years - PubMed (nih.gov)