Comparação de parâmetros fisiológicos durante exercício com resistência fixa e resistência elástica

Introdução: "O treinamento resistido utiliza diferentes tecnologias e métodos que possibilitam o controle de variáveis agudas do treinamento para otimizar ganhos de força muscular. Exercícios realizados com cargas fixas, a intensidade é controlada objetivamente. Nesses casos, quanto maior a ativação muscular, maior é a força gerada. Já com resistência variável (elásticos), a falta de controle objetivo da carga compromete a manipulação da intensidade na prescrição do exercício já que não é possível, diretamente, atribuir um valor de sobrecarga.
A junção de ferramentas que forneçam biofeedback, tanto sonoro como visual, em conjunto com um sistema eletrônico embarcado acoplado a uma célula de carga mostra-se uma alternativa interessante para a obtenção de um controle mais objetivo em exercícios com resistência elástica possibilitando a manutenção do padrão de movimento. A eletromiografia de superfície (EMG-S) foi adotada para associar a ativação muscular e força gerada a partir de dispositivos elásticos que ainda não está elucidada e conta com uma literatura.
O presente trabalho objetiva comparar a força e ativação muscular durante o exercício de flexão de cotovelo realizado com resistência elástica com controle objetivo e subjetivo da intensidade com o exercício de carga fixa, considerado padrão ouro de comparação." 

Artigo