Avaliação de concordância entre a força isométrica de rotadores de ombro determinada por dinamômetro portátil de tração e dinamômetro isocinético

Introdução: "A articulação do ombro é bastante solicitada e a queixa de dores nessa região do corpo tem sido recorrente em diversos indivíduos, propiciando perda na qualidade de vida. Dessa forma, tornou-se imprescindível a utilização de medições confiáveis com a finalidade de avaliar a força da região mencionada e propiciar informações para serem usadas na avaliação física desportiva e clínica. Sendo assim, o uso de novas alternativas de dinamometria que possuam um menor custo associado são de grande relevância. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a concordância entre a força isométrica de rotadores de ombro determinada por dinamômetro isocinético e dinamômetro portátil de tração.

Métodos: Participaram do estudo 12 jovens ativos do sexo masculino (idade: 25,5±2,77 anos; massa: 82,7±5,35 kg). Todos os participantes foram submetidos à avaliação do pico de torque isométrico do membro dominante por meio do dinamômetro isocinético Biodex System 4 Pro (Biodex Medical System, Inc., EUA) e do dinamômetro portátil de tração E-lastic (E-sporte Soluções Esportivas, Brasil). O protocolo de avaliação consistiu em três contrações isométricas máximas de rotadores internos e externos de ombro, com um minuto de intervalo entre elas e seguindo ordem contrabalanceada. A concordância entre as medidas de força isométrica de rotadores de ombro obtidas pelos dinamômetros estudados foi avaliada por método gráfico de Bland-Altman e coeficiente de correlação intraclasse (CCI).

Resultados: O método gráfico sugere concordância entre os dois equipamentos, porém indicou um viés na média das diferenças tanto para as medidas de força de rotadores externos quanto de rotadores internos de ombro. Os valores de CCI mostraram uma concordância moderada para as comparações.

Conclusão: Os resultados apontam uma moderada concordância entre os tipos de dinamômetro estudados para avaliação de força de rotadores de ombro. No entanto, com a finalidade de validar o dinamômetro portátil em questão, novos estudos com um número maior de participantes devem ser realizados." 

Artigo completo