"Foot and ankle strength assessment using hand held dynamometry reliability and age related differences"
Martin J Spink 1, Mohammad R Fotoohabadi, Hylton B Menz
Objetivo: Avaliar a confiabilidade intra e interexaminadores da dinamometria manual para avaliação da força do pé e tornozelo e comparar os valores obtidos entre jovens e idosos.
Métodos: Os grupos musculares que realizam dorsiflexão do tornozelo, flexão plantar, inversão, eversão e flexão plantar do hálux e dedos menores foram registrados por 36 jovens participantes (17 homens, 19 mulheres, idade média 23,2 ± 4,3 anos) e 36 idosos (17 homens, 19 mulheres, idade média 77,1 ± 5,7 anos) usando um dinamômetro manual Citec. Foram determinadas diferenças na força muscular entre os grupos, bem como a confiabilidade intraexaminador e interavaliadores de dois avaliadores.
Resultados: A confiabilidade do procedimento de dinamometria manual foi excelente tanto para as comparações intraexaminadores (ICC(3,1) = 0,78-0,94) quanto interobservadores (ICC(3,1) = 0,77-0,88). Houve diferenças significativas entre a força muscular dos participantes jovens e mais velhos para todos os grupos musculares testados (p < 0,001), com os participantes mais velhos sendo mais fracos do que os participantes jovens em uma magnitude entre 24 e 37%.
Conclusões: A dinamometria manual é um instrumento confiável para medir a força do pé e tornozelo de adultos jovens e idosos. O envelhecimento está associado a uma redução da força entre 24 e 37% para os músculos responsáveis pelo movimento do pé e tornozelo.
Publicado em 2010
Artigo completo em inglês: Foot and ankle strength assessment using hand-held dynamometry: reliability and age-related differences - PubMed (nih.gov)