Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Avaliação da mobilidade e força de preensão palmar em adultos com obesidade grau III em pré-operatório de cirurgia bariátrica

O excesso de peso afeta todo o organismo e pode levar a complicações clínico-funcionais. O objetivo deste estudo transversal analítico foi verificar a influência da idade na força muscular e mobilidade de 100 participantes com obesidade grau III em pré-operatório de cirurgia bariátrica. A amostra foi dividida em dois grupos de acordo com a idade, sendo o Grupo I (18 a 39 anos) e o Grupo II (40 a 59 anos). A força muscular foi mensurada por dinamômetro e a mobilidade pelo TUG Test (Timed Up and Go). Para os testes estatísticos, foi considerado um nível de significância de 5% (p <= 0,05).

Neste estudo, predominaram mulheres (79%), de raça parda (45%), casados (69%) e sedentários (66%). A média de idade foi de 39,37 anos (+/- 9,77), IMC de 49,35 (+/- 6,43) kg/m², e a mobilidade (TUG Test) foi de 10,22 +/- 2,15 segundos. A maioria (84%) apresentou força na FPP (Força de Preensão Palmar) considerada normal. As variáveis FPP (Kg), TUG (s) e IMC apresentaram significância estatística entre os grupos.

Em conclusão, identifica-se um comprometimento importante da mobilidade e possível relação com a obesidade. Devido à ausência de valores de referência para o perfil populacional estudado, este trabalho infere o comprometimento da mobilidade do indivíduo obeso, ressaltando a necessidade de novos estudos e a validação de valores de referência para essa população.

Leia o artigo completo aqui: Artigo Completo