Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Avaliação da força de preensão palmar com o uso do dinamômetro Jamar® em pacientes portadores de hanseníase atendidos em nível ambulatorial no Distrito Federal

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de longa duração, causada pelo Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre principalmente a partir de doentes bacilíferos que não receberam tratamento adequado. Embora a hanseníase se manifeste com diversas formas clínicas, o comprometimento neural é universalmente reconhecido como o principal fator patognomônico e a maior fonte de morbidade da doença.

O envolvimento dos nervos periféricos na hanseníase resulta em déficits sensoriais e motores que impactam diretamente a função e a capacidade física dos indivíduos afetados. Diante disso, a avaliação objetiva da função motora se torna essencial para monitorar a progressão da doença e a eficácia do tratamento.

O objetivo do presente estudo foi avaliar o comprometimento da força de preensão palmar (FPP) em pacientes portadores de hanseníase. Para isso, foi utilizado um delineamento observacional analítico, comparando 50 pacientes inscritos no Programa de Controle de Hanseníase do Distrito Federal com 50 sujeitos saudáveis. A avaliação da força de preensão palmar foi realizada utilizando o dinamômetro hidráulico de mão — Jamar®.

Os resultados indicaram uma diferença estatisticamente significativa (p < 0,05) nas medidas de performance da FPP entre os grupos, com os portadores de hanseníase apresentando menor força. Conclui-se, portanto, que o comprometimento neural favoreceu a diminuição da função sensório-motora, validando a FPP como um importante parâmetro na avaliação de pacientes de hanseníase em nível ambulatorial.


Leia o artigo completo aqui:
Artigo completo