Um programa de treinamento de quatro semanas com o exercício nórdico para isquiotibiais durante a pré-temporada aumenta a força excêntrica de jogadores de futebol masculino (EN)

"A FOUR-WEEK TRAINING PROGRAM WITH THE NORDIC HAMSTRING EXERCISE DURING PRESEASON INCREASES ECCENTRIC STRENGTH OF MALE SOCCER PLAYERS"

Contexto: O exercício nórdico de isquiotibiais (NHE) é uma estratégia eficaz para prevenir lesões por distensão dos isquiotibiais em jogadores de futebol. A literatura atual recomenda um programa de treinamento de 10 semanas com três sessões por semana, mas o curto período de pré-temporada e o calendário congestionado tornam difícil para os times de futebol de alto desempenho aplicarem o NHE conforme recomendado.


Propósito: O objetivo deste estudo foi examinar o efeito de um programa de treinamento pragmático de NHE durante um período de pré-temporada de quatro semanas na força excêntrica dos flexores do joelho de jogadores de futebol de alto desempenho.


Desenho do estudo: Ensaio clínico quasi-experimental.


Métodos: Este estudo incluiu 25 jogadores de futebol masculino com menos de 20 anos de um clube da primeira divisão. Eles realizaram oito sessões de NHE (3 séries de 6-10 repetições, duas vezes por semana) durante o período de pré-temporada de quatro semanas. A força excêntrica dos flexores do joelho foi avaliada durante a execução do NHE em um dispositivo feito sob medida, antes e depois do programa de treinamento.


Resultados: O programa de treinamento NHE aumentou significativamente a força excêntrica dos flexores do joelho dos jogadores em ambos os membros direito (Δ=13%; p<0,001; tamanho do efeito=0,97) e esquerdo (Δ=13%; p<0,001; tamanho do efeito=0,92). A análise individual identificou 76% dos jogadores como respondedores ao programa de treinamento NHE (Δ=16%; tamanho do efeito=1,60) e 24% como não respondedores (Δ=3%; tamanho do efeito=0,24).


Conclusão: Um programa de treinamento de quatro semanas com NHE realizado duas vezes por semana é viável no mundo real dos clubes de futebol de alto desempenho e aumenta a força excêntrica dos flexores do joelho de jogadores de futebol masculino.

 

Artigo completo em inglês