"Isokinetic and isometric muscle strength in a healthy population with special reference to age and gender"
B Danneskiold-Samsøe 1, E M Bartels, P M Bülow, H Lund, A Stockmarr, C C Holm, I Wätjen, M Appleyard, H Bliddal
Este estudo teve como objetivo medir valores normais de força muscular isométrica e isocinética para todos os principais movimentos articulares do corpo em uma população saudável, com especial atenção à idade e gênero. Os dados de força muscular foram coletados em grupos de indivíduos selecionados aleatoriamente, com idades entre 20 e 80 anos, a partir do Estudo do Coração da Cidade de Copenhague. Os resultados revelaram que:
- A força muscular em homens saudáveis diminui linearmente a partir dos 25 anos, chegando a entre 54% e 89% aos 75 anos, e parece depender principalmente da idade.
- Para mulheres, a força muscular está relacionada ao peso e só se torna dependente da idade a partir dos 40 anos.
- A maioria dos grupos musculares apresenta homens 1,5 a 2 vezes mais fortes do que mulheres, sendo que os homens mais velhos têm força semelhante à observada entre as mulheres mais jovens.
Em resumo, foi desenvolvido um modelo para comparar a força muscular isométrica e isocinética de um indivíduo com valores de referência para homens e mulheres saudáveis em qualquer idade entre 20 e 80 anos. Em todos os grupos etários, as mulheres apresentam menor força muscular do que os homens.
Artigo Publicado em 2009